Colunas:

TRISTEZA PARASITÁRIA BOVINA

05 Set A tristeza bovina é uma das mais importantes doenças que afetam a bovinocultura de leite, constituindo um dos fatores limitantes na criação de bezerras.

Os prejuízos vão desde os gastos com medicamentos, retardo no crescimento, mortalidade elevada, etc. A chamada tristeza é composta principalmente de duas doenças: a anaplasmose e a babesiose, os vetores mais importantes são o carrapato e as moscas hematófagas. No caso desta doença a imunoproteção é bastante complexa e por isto, muito se tem investido em pesquisas, mas uma vacina eficiente parece ser uma realidade muito distante. A imunidade eficiente é sem dúvida a imunidade parasitada, com equilíbrio entre baixa infestação e alta imunização.
Dica: os bezerros devem ter contato com carrapatos desde o nascimento; no período de 2 a 6 meses de vida estes bezerros receberão uma aplicação mensal de REVERIN PLUS LA na dosagem de 1 ml para 10 quilos de peso vivo, via subcutânea no pescoço. Com este procedimento reduzimos a incidência da doença e ainda melhoramos o ganho de peso das bezerras, devido a eliminação da anaplasmose subclínica e dos efeitos de imunossupressão causados pela enfermidade.

Leia também: